A primeira etapa do trabalho é a analise de Vila do Conde a nível cultural, tecnológico, urbano e económico. Assim, e como somos quatro, decidimos dividir cada tema por cada uma, competindo-me a análise cultural.
Iniciei a minha investigação pela literatura, visto que um grande número de escritores e poetas em Vila do Conde nasceram, viveram ou simplesmente se inspiraram. É claro que o nome mais sonante é o de José Régio, no entanto por cá também passaram Eça de Queirós, Antero de Quental e Camilo Castelo Branco, entre outros.
De seguida, debrucei-me sobre a pintura, investigando quais os pintores que nasceram e/ou viveram em Vila do Conde e que se tenham distinguido. Neste caso, podemos considerar o pintor Júlio, vilacondense, irmão de Régio e Sónia Delaunay, que morou em Vila do Conde por um período de cerca de dois anos. (É curioso o facto de a minha bisavó paterna ter sido empregada doméstica desta pintora enquanto viveu em Vila do Conde. Quando regressou para França quis levar consigo a empregada mas esta ficou retida em Espanha por suspeita de que os Delaunay fossem espiões! Estávamos no período da 1ª Guerra Mundial…)
Seguidamente, investiguei os monumentos de Vila do Conde em livros da Biblioteca da Escola e da Biblioteca Municipal. Vila do Conde tem um património extremamente rico em igrejas, capelas, pontes, casas senhoriais com destaque para a Igreja Matriz que data do século XV, o aqueduto e o convento de Santa Clara, sendo este último o ex-libris de Vila do Conde.
Posteriormente, fiz uma pesquisa sobre antigos espaços culturais, como é o caso do Teatro Afonso Sanches, e uma recolha dos actuais. Informei-me, também, sobre os museus, galerias, grupos, ranchos e eventos existentes na cidade.
Sendo Vila do Conde uma cidade ligada “às letras” fiz uma investigação sobre os Jornais vilacondenses.
De momento, continuo a desenvolver esta investigação sobre a cultura da cidade.
Inês
. Vila do Conde
. Projecto Vila do Conde Quinhentista
. Biblioteca Municipal José Régio
. Blog Vila do Conde Quasi Diário
. Ciência
. CMIA - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental
. Site
. Desporto
. Media
. Cultura
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.