“Vila do Conde aderiu ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, associação transfronteiriça que integra, agora, 28 cidades da Galiza e do Norte de Portugal, tendo como objectivo fundamental o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões que lhe pertencem.
Para além de Vila do Conde, na última reunião executiva do Eixo Atlântico foi também decidida a integração de outras cidades, como as galegas Carballo, Vivieiro, Lalín, Verín e Barco de Valdeorras e as portuguesas Matosinhos, Mirandela, Barcelos e Famalicão.
Foram apenas consideradas propostas de concelhos que obedecem a rigorosos critérios relacionados com a sua população e localização estratégica, boas práticas ambientais, ordenamento do território, planos de desenvolvimento sustentável, redes viárias, património cultural e histórico, entre outros. Assim, a inclusão de Vila do Conde nesta importante associação reflecte o reconhecimento pelo trabalho estratégico que vem sendo desenvolvido no Concelho.
As cidades que já integravam o Eixo Atlântico eram nove do Norte de Portugal (Braga, Bragança, Chaves, Guimarães, Peso da Régua, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Vila Nova e Gaia) e outras tantas na Galiza (Corunha, Ferrol, Lugo, Monforte de Lemos, Ourense, Pontevedra, Santiago de Compostela, Villagarcia de Arouso e Vigo).
A criação desta associação nasceu da necessidade de uma cooperação aprofundada entre as cidades do Porto e de Vigo, como forma de reforçar a sua posição perante a União Europeia tendo como objectivo obter mais apoios para projectos de desenvolvimento das suas cidades e regiões. Em 1992 foi constituído, oficialmente, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que rapidamente se estendeu a mais 16 cidades do Norte de Portugal e Galiza, núcleo agora alargado com mais dez cidades membros.”
Boletim Municipal de Vila do Conde, Julho/Agosto 2007, n.º 70
. Vila do Conde
. Projecto Vila do Conde Quinhentista
. Biblioteca Municipal José Régio
. Blog Vila do Conde Quasi Diário
. Ciência
. CMIA - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental
. Site
. Desporto
. Media
. Cultura
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.