Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2008

"Selecção da Semana"

          Exposição – Biodiversidade Marinha

áá          Está patente, de 17 de Janeiro a 18 de Abril, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, a exposição – Biodiversidade Marinha.
          Esta exposição visa divulgar a biodiversidade marinha em Portugal através de várias abordagens. Dar-se-á um ênfase especial à fauna e flora das regiões costeiras, quer através dos vários núcleos da exposição, quer através das actividades propostas.
         O núcleo central da exposição será uma mostra de fotografia de Luís Quinta. Autor de vários livros de fotografia sobre os espaços naturais portugueses fará uma viagem pelos habitats marinhos e seus habitantes. A exposição será complementada por três núcleos temáticos.

                                      


          Detalhes da Matriz - Exposição Fotográfica   

        Está patente, em reposição, a partir do dia 5 de Dezembro, e até Março, na Sala de Exposição de Fotografia do Centro Municipal de Juventude, a exposição “Detalhes da Matriz”.

           Data de 5 de Dezembro de 1502 a Carta de D. Manuel, emitida em Santa Maria de Arrifana, para a construção da nossa Igreja Matriz, na sequência da sua passagem por Vila do Conde, aquando de uma peregrinação a Santiago de Compostela. Efectivamente, fruto do interesse que o burgo lhe despertou, pela sua estratégica localização para o comércio e navegação, a construção da “...igreja nova...” tomaria, desde logo, um impulso decisivo.
       Assim, nessa carta, que mais uma vez assinalamos, ficariam definidas não só questões ligadas à construção da igreja, como a sua planta, estrutura, a criação de um imposto e a atribuição de um donativo régio, bem como ficariam definidas, ainda, para o burgo vila-condense, uma nova centralidade e novo traçado, com a construção da Praça Nova (actual Praça Vasco da Gama), dos Paços do Concelho e a abertura de novas artérias em direcção ao rio.
        De forma a assinalar, simbolicamente, a comemoração dos 505 anos desse documento régio, o Município de Vila do Conde, através dos serviços do Arquivo Municipal, convida a que visitem este interessante trabalho, procurando, mais uma vez, sensibilizar e promover o património vila-condense.


Centro Municipal de Juventude
De segunda a sexta, das 10h - 20h30; sábado, das 10h às 19h30

 



          Cineclube de Vila do Conde
 

áá          Estrela Solitária, de Wim Wenders

          Domingo, 20: 16h00 e 21h45 Auditório Municipal


         Com Sam Shepard, Jessica Lange, Tim Roth M/12
         ALE/EUA, 2005, Cores, Dra ,122 min.
         Howard Spence já teve dias melhores. Outrora herói em grandes westerns, esta ex-glória da Sétima Arte, hoje, só consegue papéis secundários. A sua vida é solitária e afoga o desgosto em álcool, droga e mulheres. Até que um dia descobre que pode ter um filho de que desconhecia a existência. Essa possibilidade acende uma luz de esperança em Howard, que parte à procura do filho ou da filha. Ao refazer os passos do passado, reencontra Doreen, uma mulher que amou, e Earl, o seu filho cantor, que já não precisa de um pai...
      "Estrela Solitária" marca o regresso da colaboração entre Wim Wenders e o escritor e argumentista Sam Shepard, mais de vinte anos depois de assinarem juntos um dos mais belos filmes do cinema contemporâneo: " Paris.Texas". Desta vez, Shepard assume também o papel do protagonista.

                                  

   
          Exposição de Pintura "Evolução e Revolução", de Noronha da Costa


      Esta exposição do pintor Noronha da Costa (n. Lisboa, 1942) permitirá visualizar um conjunto de trabalhos da fase mais recente do artista, que tem mantido uma quase ininterrupta capacidade de renovação, pesquisa e aprofundamento da sua obra. Noronha da Costa é licenciado em arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Iniciou o seu percurso nos anos 60, questionando a natureza e os limites da pintura. A partir dos anos 90, o seu trabalho tem conhecido novas direcções, com o artitsa aprocurar ligações entre o espaço da tela e o quotidiano.

          Dia 31 de Janeiro, Auditório Municipal

 


 


publicado por viladocondecriativa às 12:02
link do post | comentar | favorito

.Vila do Conde Criativa


. ver perfil

. adicionar

. 6 seguidores

.pesquisar

 

.links

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.subscrever feeds